Páginas

10/01/2012

Ano Novo..E a luta continua!

Olá meus queridos..
..Sei que dei uma "sumidinha",mas tive que aproveitar as férias do meu filho..Então passear,virou quase uma lei por esses dias.Mas quero desejar a todos,um 2012 replto de paz e conquistas positivas para todos nós..
Quero colocar no pos de hoje,e espero que seja um tanto qto interessante,para as pessoas que estão á caminha da Bariátrica.
Achei no site:www.exgordo.com.br ,e achei muito interessante..Sempre tive a idéia que uma psicóloga na fase da preventiva,fosse,somente,para "atrapalhar"..Que visão mais distorcida!!!
Lendo esta matéria,percebi,a importância de um acompanhamento psicológico no pré e pós operatório.
Mas chega de falar,vou postar e espero que gostem!
Um beijo á todos!Feliz 2012!!!

"O momento da decisão de realizar uma cirurgia bariátrica é de grande importância e, muitas vezes, vivenciado com receios, medos e angustias ao mesmo tempo em que significa solução para um sofrimento que muitos obesos não agüentam mais sentir.
O papel da psicologia na fase pré operatória consiste em lidar com esses sentimentos ambíguos que podem surgir e, num “pensar juntos” entender a necessidade ou não da cirurgia naquele momento e se preparar para ela. Com isto, o paciente entenderá as mudanças que ocorrerão em sua vida, tanto física como emocionalmente, e qual a sua participação em todo este processo. Assim, podemos dizer que será um processo psico-educacional. 
A cirurgia bariátrica para o obeso possibilita grandes mudanças. Um momento de re-significação, ou seja, dar um significado diferente ao que vivenciou até o momento.
O processo da cirurgia bariátrica não termina no pós-operatório cirúrgico. Após a cirurgia novos desejos, sentimentos e objetivos surgem e um novo processo de conquistas e realizações inicia-se. Mas, para que isto ocorra velhos hábitos e comportamentos precisam ser trabalhados, daí a importância do processo terapêutico após a cirurgia.
O modo de vida do paciente precisa se adaptar a um estômago menor e uma quantidade de alimentação reduzida. Nesta re-adaptação podem surgir problemas tais como compulsões por compras, drogas ilícitas, álcool, sexo etc.Outros aspectos a serem trabalhados na psicoterapia é a mudança do comportamento social. Antes da cirurgia, o obeso se esconde, por estar fora dos “padrões sociais”; não freqüenta festas, eventos, pois “esta gordo”, aceita tudo o que lhe impõem para ser aceito por seu grupo.
Após a cirurgia a vida social pode se tornar ameaçadora, pois ele não sabe lidar com esta nova realidade, por vezes quer impor somente a sua vontade, não aceitando mais a opinião do outro, por outras ainda continuar se escondendo, pois não sabe relacionar-se com as pessoas.O emagrecimento tão desejado pelo obeso é conseguido com a cirurgia, mas a adaptação a nova vida, novas conquistas, realizações se faz necessária.A psicoterapia ajudará neste momento de grandes mudanças e novas significações para a sua vida. É um momento de encontrar-se, de buscar sua essência, recuperar física e emocionalmente sua existência e seu modo de ser! Buscar a sua Felicidade!"
 

 Por : Léa Pintor Martins de Arruda

2 comentários:

Karine silva disse...

oi marcia obrigado por visitar meu cantinho adooro novas amizades... tambem to t seguindo adorei seu cantinho sempre estarei por aki grande bjo!!!

Marcinha! disse...

OBGDA Karine...Vamos nos falando e contando as novidades...Tb sempre estarei visitando seu blog..Beijos!

Postar um comentário

Fico muito feliz em ver seu recadinho!
Aproveite e deixe o link,para que eu possa retribuir a visita e o carinho!
Volte mais vezes..
Beijinhos!